Dos cumes da Cordilheira dos Andes regressa o projeto de Alejandro Vigil e Adrianna Catena, criações que certamente se tornarão os seus melhores amigos. [break]
Vinhos intensos e autênticos, capazes de comunicar com clareza e precisão um terroir único como o de Mendoza. As suas vinhas, situadas entre os 950 e os 1470 metros de altitude, são sinónimo de frescura, profundidade e elegância, caraterísticas que levaram estes rótulos ao Olimpo dos vinhos argentinos.
Alejandro Vigil é o diretor técnico de Catena Zapata. De tudo o que se pode dizer sobre este enólogo, que é muito, talvez o mais marcante seja o facto de ter conseguido para a Argentina os dois primeiros vinhos com 100 pontos Parker.
A sua cúmplice Adrianna é filha de Nicolás Catena Zapata, uma referência no vinho argentino e um homem que é ele próprio uma marca do país (distinção que obteve em 2017). A mais nova da família Catena é uma historiadora que, desde criança, provou inúmeros vinhos com o pai, incluindo, claro, colheitas míticas dos grandes vinhos de Bordéus.
Adrianna aproveitou uma oportunidade de ouro que nem todos os descendentes de sagas familiares estão dispostos a seguir: melhorar, se possível, o presente.
Como uma ponte emocional, ou como um aceno ao passado, resgatou do seu nariz aromas e memórias que, de certa forma, unem o Velho e o Novo Mundo neste fascinante projeto assinado por duas mentes criativas dedicadas de corpo e alma ao vinho.
Nesta seleção, que propomos em Venda Privada, encontramos tintos expressivos e minerais elaborados segundo métodos tradicionais em cubas centenárias. Mas também devemos destacar os dois brancos monovarietais de Chardonnay e Chenin blanc, que encantaram a crítica, assim como todos os que os provaram, pela sua frescura e intensidade aromática.
Um sábio disse um dia que “o nosso inimigo é o nosso maior professor”. E como bons discípulos, juntamo-nos ao culto destes grandes rótulos argentinos, capazes de emocionar todos os amantes do bom vinho.
Estima-se a entrega entre 31/10 e 05/1131/10 - 05/11
Em setembro de 2009 Alejandro Vigil e Adrianna Catena reuniram-se na embaixada argentina em Londres, onde Nicolás Catena recebeu o prémio Decanter Man of the Year.
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.