Descrição

Este crianza provém das vinhas mais antigas de Tinta del país, propriedade da adega. Para a sua elaboração, a tradição vitivinícola da zona (com um toque francês) foi combinada com as mais modernas técnicas de vinificação. Os antepassados da família tiveram uma relação com Bordéus, onde aprenderam as técnicas de vinificação da zona. O resultado deste conhecimento e da boa matéria-prima é um vinho com muita frescura e suculência.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tinta del país
Origem
Cigales

Prova

Vista
Cor vermelho cereja escuro, limpo e glicérico, com tons tostados.
Nariz
Boa intensidade aromática com uma excelente combinação de frutos pretos e carvalho.
Boca
A entrada é suave, mostrando taninos maduros que proporcionam uma boa carnalidade. Interessante equilíbrio entre o álcool e a acidez. O final é longo e persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas velhas plantadas a uma altitude entre 700 e 800 metros.
Tamanho
42 hectares.
Idade
Videiras até 85 anos de idade.
Solo
Predominantemente argiloso, mas também calhaus, calcário e marga.
Clima
Continental, com invernos longos e rigorosos e verões curtos com fortes oscilações de temperatura entre o dia e a noite. A precipitação é escassa e ocorre principalmente no inverno e na primavera.
Vinificação
A elaboração do vinho combina a experiência vitivinícola da zona com as mais modernas técnicas enológicas. Após a receção das uvas e a sua seleção na adega, estas são desengaçadas e passam por uma moderna prensa hidráulica que evita uma grande pressão sobre as uvas para obter o melhor das mesmas. A fermentação decorre a uma temperatura controlada em cubas de inox.
Envelhecimento
Envelhecido durante 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês, americano e centro-europeu. Descansa em garrafa durante 6 a 12 meses antes de ser lançado no mercado.