Descrição

O vinho mais envelhecido de Juan Gil tem um excelente potencial de guarda para os próximos quatro ou cinco anos após o seu lançamento. Exclusivo, único e de grande complexidade, a sua elaboração responde à vontade da adega de Jumilla de oferecer o máximo prazer a todos os sentidos. A sua produção limitada faz com que cada colheita não demore muito a esgotar-se.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
15.5% vol.
Variedade
Monastrell, Cabernet sauvignon, Syrah
Origem
Jumilla

Prova

Vista
Tem uma bela cor roxo-violeta e uma lágrima muito lenta.
Nariz
Profundo e mineral, com aromas a frutos vermelhos, vegetação rasteira e oliveiras, que dão lugar, após alguns momentos, a matizes de especiarias (baunilha, pimenta e cravinho), tinta chinesa e café torrado.
Boca
Complexo e fácil de beber ao mesmo tempo, destaca-se pelo jogo entre os taninos doces e suculentos da Monastrell e a nobre austeridade da Cabernet. Uma sinergia que, como a adega sublinha, faz com que seja um tinto memorável que enche todos os cantos da boca com carácter e emoção.
Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para pratos de arroz com carnes de caça e mel; legumes estufados; cogumelos, caça e aves; caçarolas; fumados; queijos curados e azuis; carnes vermelhas grelhadas e assadas; bem como assados de cordeiro, porco ou vaca.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha situada a uma altitude de 700 metros acima do nível do mar.
Tamanho
350 hectares.
Solo
De composição franco-arenosa e calcária.
Vinificação
Elaborado em pequenos lagares com uma capacidade de 5.000 kg. A fermentação alcoólica foi efectuada separadamente para cada uma das castas em cubas de aço inoxidável. A fermentação maloláctica foi efectuada em barricas novas de carvalho francês e americano.
Envelhecimento
Estagiou durante 18 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Após este período, o vinho foi lotado num tanque de aço inoxidável, onde repousou até ser engarrafado.