Descrição

É um vinho branco que segue o mesmo padrão da adega de Valladolid de elaborar todo o processo de vinificação desde o campo até à adega seguindo parâmetros orgânicos e ecológicos, mas desta vez com a segunda uva mais utilizada em Rueda, a Sauvignon blanc. Muito frutado, fresco e com um toque de doçura, é perfeito para beber por si só ou com qualquer petisco.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Sauvignon blanc
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela aço de intensidade média. Limpo e brilhante.
Nariz
Elevada intensidade aromática, com um poderoso aroma a frutos tropicais (maracujá, maracujá) e tons cítricos de lima que trazem frescura assim que o vinho é levado ao nariz. Os aromas varietais da Sauvignon aparecem sob a forma de vegetais e folhas de figueira.
Boca
Muito fresco e equilibrado. O volume e a untuosidade sobressaem, conferindo-lhe um final muito longo. Muito saboroso, com notas sobretudo herbáceas.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas cultivadas segundo o modo de produção biológico desde a sua plantação e registadas sob controlo da agricultura biológica desde a sua entrada em produção.
Idade
15 anos.
Clima
A vindima de 2023 caracterizou-se pela alternância de chuvas ligeiras durante a primavera, e também após o período de maturação (final de agosto), com uma forte seca durante o período de maturação. Esta situação provocou principalmente uma diminuição da produção, o que, por sua vez, levou a um aumento da concentração e da qualidade.
Colheita
Vindima em setembro de 2023.
Vinificação
Delestagem prolongada, aumentando o contacto das substâncias peliculares com o mosto. Aumentando assim os precursores aromáticos naturais da uva. Fermentações com leveduras vivas reproduzidas em condições naturais de pH, sem melaço nem fitofármacos. Este tipo de levedura conserva intactas as suas capacidades enzimáticas e a sua bomba de protões com a capacidade de conservar e aumentar naturalmente a acidez do vinho durante a sua produção, evitando assim a utilização de produtos e correções com produtos externos.
Envelhecimento
Depois da fermentação, os vinhos são mantidos durante um período de tempo em contacto com as borras finas para melhorar as características estruturais do vinho, fornecendo ácidos gordos e uma sensação mais ampla e glicérica na boca.
Engarrafamento
Após a colagem com bentonites tratadas que não contribuem com metais pesados para os vinhos, conseguimos reduzir o teor de enxofre total do vinho final.