Descrição

Este vinho é a viragem da Verdeal para a viticultura biológica. O seu nome é uma homenagem à data de nascimento da filha de Eduardo Poza, alma mater da adega, e na sua elaboração apenas foi utilizada a casta Verdejo. A vinificação é também biológica, recorrendo a técnicas naturais para aumentar a intensidade aromática, o volume de boca e a proteção antioxidante do vinho. Uma delícia com uma óptima relação qualidade/preço. Apto para veganos.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela esverdeada de intensidade média. Limpo, brilhante e muito atrativo.
Nariz
Alta intensidade. Apresenta um aroma poderoso a frutos de caroço (pêssego, alperce) e notas de frutos tropicais com ligeiros apontamentos cítricos (lima e toranja). Estes aromas são complementados no fundo por notas de especiarias que conferem elegância e tons herbáceos (feno, figo), com um final muito varietal de funcho.
Boca
Muito equilibrado, com uma boa acidez que lhe dá frescura e o envolve numa perceção gordurosa, proporcionando muito volume. Final longo e poderoso. Final de boca com notas herbáceas e de especiarias e uma certa presença de citrinos (toranja e lima).
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Ótimo até cerca de 2026 se for mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas trabalhadas segundo os critérios da agricultura biológica e registadas sob controlo da agricultura biológica desde a sua entrada em produção.
Idade
15 anos.
Clima
Continental. A vindima de 2023 caracterizou-se pela alternância de chuvas ligeiras durante a primavera, e também após o período de maturação (final de agosto), com uma forte seca durante o período de maturação. Esta situação provocou principalmente uma diminuição da produção, o que, por sua vez, levou a um aumento da concentração e da qualidade.
Colheita
A vindima teve lugar em setembro de 2023.
Vinificação
Vinificação o mais respeitosa possível com a fruta, com delestagem prolongada e fermentação com leveduras vivas. Depois da fermentação, o vinho foi mantido em contacto com as borras finas durante um período de tempo para melhorar as características estruturais do vinho, fornecendo ácidos gordos e uma sensação de boca mais cheia e glicérica. Fermentações com leveduras vivas, reproduzidas em condições naturais de pH, sem melaços nem fitofármacos, este tipo de levedura conserva intactas as suas capacidades enzimáticas e a sua bomba de protões com a capacidade de conservar e aumentar naturalmente a acidez do vinho durante a sua elaboração, evitando assim a utilização de produtos e correções com produtos externos.
Envelhecimento
Após a fermentação, o vinho é mantido por um período de tempo em contacto com as borras finas para aumentar as características estruturais, fornecendo ácidos gordos e uma sensação de boca mais ampla e glicérica.
Engarrafamento
Foi realizada após a colagem com bentonite tratada, que não adiciona metais pesados aos vinhos, reduzindo assim o teor de enxofre total do vinho final.