Descrição

Um vinho denso e poderoso que faz jus à visão original do Sauvignon blanc. Um grande vinho branco que o entusiasma desde o momento em que o serve. Varietal. cítrico, frutado e um paladar muito sério e cheio de nuances. “A única razão pela qual poderá não gostar deste vinho é se não gostar de sauvignon blanc e, mesmo assim, insisto para que o experimente”, observa eloquentemente a crítica do The Wine Advocate, Erin Larkin, na sua análise desta colheita de 2021.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Sauvignon blanc
Origem
Marlborough

Prova

Vista
Cor amarelo-palha com reflexos esverdeados.
Nariz
Inicialmente pode parecer fechado, mas com o passar do tempo revela aromas de tropicalidade subtil, mel e grafite.
Boca
Um branco extraordinariamente completo, com camadas complexas de pêssego, citrinos preservados e nozes tostadas. Destaca-se pela fina acidez e pela sedutora mineralidade salina que equilibram o seu intenso núcleo de fruta e proporcionam um final fresco e que limpa o palato.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.

Vinha e preparação

Nome
Motukawa, Widow's Block, Estate, Brook Street.
Descrição
Uvas provenientes das vinhas mais antigas da adega, plantadas no Vale de Wairau.
Solo
Quente e pedregoso com drenagem livre.
Clima
Oceânico. A adega afirma que as suas equipas de vinhas tiveram muito trabalho para fazer em 2021. O abrolhamento foi precoce em toda a região, com noites frias e geadas em setembro e outubro que obrigaram a proteger as vinhas, mantendo a maior parte das uvas a salvo. No período da floração, o clima continuou a ser desafiante, acabando por reduzir a quantidade da colheita. O contrapeso veio com a fase de crescimento, que foi facilitada pelas condições quentes e secas, que eliminaram o perigo de doenças. E, como é frequente, os rendimentos mais baixos tiveram uma vantagem significativa: frutos de qualidade fantástica. As temperaturas perfeitas permitiram que os níveis de acidez se mantivessem elevados e que as uvas desenvolvessem todo o seu sabor na vinha.
Colheita
Vindima manual de 19 a 26 de março.
Vinificação
Após uma prensagem suave e um repouso de 24 horas, o mosto foi transferido diretamente para barricas de carvalho francês (8% novas) e cubas de madeira de grande formato, onde foi submetido a uma fermentação lenta e constante iniciada por leveduras indígenas. A fermentação alcoólica decorreu cuidadosamente, ganhando complexidade durante 4 a 5 meses sob o olhar atento da equipa de enologia.
Envelhecimento
Estagiou durante 11 meses sobre borras finas em barricas de carvalho. Após este período, a equipa de enologia decidiu terminar o envelhecimento com uma abordagem menos oxidativa e o vinho foi transferido para tanques de aço inoxidável e betão e para cubas de madeira de grande formato. Esta combinação no seu envelhecimento dá ao Te Koko uma textura única e uma acidez maravilhosa, bem como um equilíbrio delicado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

Te Koko is arguably the wine that launched the concept of premium Sauvignon Blanc in New Zealand in the 1980s—no mean feat. On the nose, this 2021 Te Koko Sauvignon Blanc leads with pink grapefruit, nashi pear, white pepper, layers of crushed shells and brine, with hints of vanilla pod and star anise. In the mouth, all of the above with additional cut fennel, suggestions of marzipan, graphite and white pepper. There is a gentle lees texture and brilliant length of flavor. Excellent wine. The only reason you could possibly not like this wine is if you don't like Sauvignon Blanc, and even then, I'd insist that you try it. 13.5% alcohol, sealed under screw cap.

James Suckling:

Intense aromas of pears, green melon and honeysuckle follow through to a medium body with an attractive core of fruit and a fresh finish. Some phenolic tension and zesty lemon mouthfeel give this complexity. Drink now. Screw cap.