Descrição

Nus significa "" em catalão, e este vinho pretende ser isso mesmo, uma união entre as duas castas com que é elaborado: Garnacha e Cabernet sauvignon. É o tinto mais complexo da Vinyes del Terrer e tem um estilo bordalês, com notas de licor e fruta compotada. É definido pelo seu criador como "um vinho de prazer", redondo, com muita elegância e toques mediterrânicos. Na boca revela-se fresco e muito vivo, graças ao solo calcário em que crescem as vinhas. 

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2017
Álcool
14.0% vol.
Produção
6.943 garrafas
Subzona
Vila-Seca
Variedade
85% Garnacha, 15% Cabernet sauvignon
Origem
Tarragona

Prova

Vista
Cor cereja.
Nariz
A Garnacha acrescenta notas de frutos vermelhos e pretos maduros, bem como um subtil aroma a bosque mediterrânico.
Boca
Graças ao solo de lumaquela, o vinho tem uma mineralidade fresca de salitre que se entrelaça com a acidez equilibrada. Tudo isto confere-lhe frescura, persistência e um final longo.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Recomenda-se a decantação para apreciar instantaneamente a sua complexidade. Apresentará todas as suas virtudes durante os próximos 15 anos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a apenas dois quilómetros do Mediterrâneo, no concelho de Vila-seca, orientadas para nascente.
Tamanho
7 hectares.
Idade
A idade das vinhas é diferente para cada uma das castas, sendo a mais velha de quase 30 anos e a mais nova de 10 anos.
Solo
Terreno de tipo calcário. Solos de Lumaquela, pedra calcária com fósseis marinhos incrustados.
Clima
Microclima marcado pela influência mediterrânica. As brisas marítimas constantes trazem frescura às vinhas e uma boa maturação das uvas. Esta vindima foi marcada por um inverno ameno com pouca chuva, uma primavera seca e um verão quente, embora tenha havido chuvas entre agosto e setembro que trouxeram frescura.
Rendimento
Entre 1.000 e 2.000 plantas por hectare.
Colheita
A vindima foi feita manualmente, em caixas de 15 quilos. Realizou-se a 28 de setembro para a Garnacha e a 4 de outubro para a Cabernet sauvignon.
Vinificação
Seleção das uvas na propriedade, posterior desengace e mesa de seleção manual. A primeira fermentação é realizada em cubas de carvalho francês de 5.000 litros durante cerca de 25 dias. Extração de compostos fenólicos por remontagem e pigeage (imersão em tampa). Maceração ajustada ao potencial de cada uma das parcelas. Fermentação e maceração pelicular durante 20 a 25 dias. Posteriormente, procede-se ao sangramento das cubas, separando o mosto livre da parte que será prensada suavemente. A rigorosa divisão das propriedades é também dividida em pequenos tanques de acordo com a variedade e idade das vinhas.
Envelhecimento
Envelhecido durante 14 meses em barricas de carvalho francês de grão fino de 5.000 e 400 litros.
Engarrafamento
Entre 31 de julho e 1 de agosto de 2019, por decantação de acordo com o ciclo lunar.