Descrição

Um vinho de coleção dos irmãos Marcos e Miguel Eguren, elaborado inteiramente com uvas Tempranillo provenientes de vinhas com mais de 50 anos. Marcos Eguren define-o como "a união da tradição e da modernidade".

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
100% Tempranillo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rioja

Prova

Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Fincas Los Terreros y Jararte.
Descrição
Vinhas situadas em San Vicente de la Sonsierra.
Tamanho
4 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1957 e 1959.
Solo
Geralmente de composição calcário-argilosa, localizado num subsolo fissurado e pobre em matéria orgânica. A elevada proporção de calcário e a abundância de seixos, cascalho e resíduos de aluvião conferem ao solo uma boa drenagem e um ligeiro avanço na maturação das videiras.
Clima
O final do outono e o início do inverno serão marcados por chuvas abundantes em São Vicente e Páganos. No início de 2021, temperaturas baixas e chuvas intensas (também neve) (Filomena), levando a uma acumulação significativa de água no solo e provocando uma desafetação e nitrificação do solo, o que é muito benéfico para as videiras. Temperaturas secas e amenas no início de março. A germinação começa no início de abril, com temperaturas frescas e pouco desenvolvimento vegetativo. As geadas ligeiras provocaram danos ligeiros e variáveis. A precipitação em abril foi inferior à média. O início de maio foi seco e ameno. No final da primavera, a floração ocorre por volta de 12 de junho. Em meados de junho, registaram-se tempestades de granizo que não causaram danos importantes, mas limitaram a colheita. Começam dois meses de ausência total de chuva (julho e agosto). Nas primeiras semanas de setembro, as temperaturas são superiores à média. De 14 a 18 chove, o que provoca uma incerteza alarmante quanto ao estado sanitário e ao período final de maturação. As baixas temperaturas e o tempo soalheiro conduzem a um fim rápido da maturação, eliminando o risco de botrytis.
Rendimento
33 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas com seleção manual dos cachos e na adega com tapete duplo de seleção. Decorreu entre 8 e 16 de outubro de 2021.
Vinificação
Elaboração tradicional com duas vinificações: desengaçada (50%) e com cachos inteiros (50%). 11 dias de maceração com as películas. Remontagens diárias, diminuindo a frequência nos últimos dias. Fermentação com leveduras indígenas seleccionadas das vinhas e a uma temperatura controlada de 23 ºC. Fermentação maloláctica em barricas.
Envelhecimento
Estágio de 16 meses em barricas novas de 225 litros, metade em carvalho francês e metade em carvalho americano.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2021 Colección Privada was produced with Tempranillo from two vineyards (from 1957 and 1959) and saw two different vinifications, which they describe as the union between tradition and modernity—one with full clusters and the other destemmed. It matured in new 225-liter barrels, half of them French and the other half American. It's very balanced and harmonious, a little shy and undeveloped, young, very fresh, structured and with elegance and power. It's ripe at 14.4% alcohol, with a pH of 3.7 and 5.2 grams of acidity. The oak is neatly integrated, and the fruit has ripeness but without excess; it ripened thoroughly and developed a nice array of aromas and flavors. This represents a return to a more normal year in terms of weather and dates. 30,000 bottles produced. It was bottled in July 2023.

Tim Atkin:

Like most of the Eguren brothers' reds, Colección Privada is a pure Tempranillo from San Vicente, using grapes from Jararte and Finca Las Terreros. Fermented with 50% whole bunches, it's a serious, concentrated, glossy red with lots of scented, toasty oak, layers of blackberry and liquorice and the structure to age. 2024-32