Descrição

Umblend de Viognier e Solera de limitasíssima produção provenientes do deserto do Atacama, fruto do espírito inquieto e experimental da Viña Ventisquero. A quinta edição deste original vinho branco é um lote das colheitas de 2011 a 2020. Para além disso, o vinho foi estagiado em estilo solera, o que significa que a colheita mais nova repõe a anterior. O resultado é um vinho complexo, com notas de casca de laranja, pão de ló, frutos secos e com um final salino. Esta colheita tem 95 pontos no guia de vinhos sul-americanos Descorchados.

Informações de produto

Tipo
Branco
Álcool
13.0% vol.
Variedade
Viognier, Solera
Origem
Atacama

Prova

Nariz
Aromas complexos e em camadas de casca de laranja, flor de laranjeira, lima, pão de ló e frutos secos.
Boca
O seu paladar é amplo e estruturado, mas ao mesmo tempo tenso. Tem uma grande frescura e uma persistência especial. O final é salino, caraterístico dos vinhos desta zona do deserto de Atacama.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra, tem um potencial de envelhecimento de mais de 10 anos, se mantido em condições adequadas.
Combinação
Ideal para acompanhar marisco, peixes gordos, pato e queijo.

Vinha e preparação

Solo
Calcário e salino. Tanto o perfil do solo como a água de rega do rio Huasco têm uma elevada carga salina.
Clima
Esta zona do norte do Chile, o deserto de Atacama, tem demonstrado ao longo dos anos que as uvas amadurecem com bastante regularidade. A ausência total de uvas e as temperaturas que não ultrapassam os 25 ºC, com noites frias, têm permitido uvas em perfeita saúde em todas as colheitas.
Vinificação
A prensagem foi realizada com 30-50% de cacho inteiro, dependendo do estado das uvas em cada época. Não foram adicionados ácidos, dióxido de enxofre, estabilizantes ou qualquer tipo de produto alheio às uvas, de forma a manter ao máximo o carácter e a identidade do local de onde provêm as uvas. A fermentação é levada a cabo com leveduras autóctones. Durante as colheitas de 2011, 2012, 2013 e 2014, 100% do mosto foi fermentado em barricas de carvalho francês de quinto uso. Depois, a fermentação passou a ser em cubas de inox.
Envelhecimento
O vinho foi estagiado em estilo solera. Ou seja, a vindima mais nova repõe a anterior. As primeiras uvas foram colhidas em 2011, pelo que este vinho foi envelhecido durante 10 anos aquando do loteamento. A colheita mais jovem foi envelhecida durante 12 meses. O vinho não foi clarificado nem filtrado, pelo que ao longo do tempo pode aparecer um sedimento fino na garrafa, o que lhe confere um carácter muito especial e único.