Descrição

Com este verdejo, a Verdeal iniciou-se na elaboração de brancos fermentados em barrica . É um vinho com um perfil aromático complexo, com notas de fruta fresca de caroço, matizes florais, especiarias e minerais. No paladar apreciamos um calor domado e um sabor muito persistente.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor muito apelativa com uma tonalidade amarelo palhete de grande intensidade com reflexos verdes profundos. Muito brilhante.
Nariz
Alta intensidade, com notas de fruta branca (maçã verde) e fruta de caroço (pêssego). Notas de flores brancas, notas balsâmicas (eucalipto, funcho...) em harmonia com subtis aromas de madeira que acrescentam complexidade com tons de especiarias e minerais.
Boca
Intenso, saboroso e fresco, com um calor agradável e um final longo e agradavelmente amargo. Estruturado, com um final de boca complexo e glicérico. Muito longo no paladar. O retrogosto remete-nos novamente para os aromas balsâmicos e tostados da madeira nobre.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de sequeiro, plantadas em taça (gobelet) e em espaldeira.
Idade
Mais de 35 anos.
Clima
Continental.
Rendimento
Entre 4.500 e 6.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A vindima de 2021 caracterizou-se por um excelente estado sanitário. Decorreu entre 15 e 17 de setembro. Para além disso, as condições ambientais foram muito satisfatórias, com grandes contrastes de temperatura entre o dia e a noite, o que permitiu que as uvas mantivessem um grande equilíbrio entre o açúcar e a acidez.
Vinificação
O mosto é deixado a macerar durante 4 a 8 horas a uma temperatura de 6-8 ºC. A fermentação é efectuada em barricas de carvalho francês de 500 litros com tostagem baixa, o que confere ao vinho uma grande fineza.
Envelhecimento
Estágio de 15 meses em barricas novas de carvalho francês em contacto com as borras finas. São efectuadas agitações periódicas para proporcionar complexidade e sensações mais amplas e glicéricas.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

This is an overtly oaky style of wine that carries its ageing well. It is inherently rich and intense, reflecting its origins in 35 year+ vines grown on lime clay soils. It is fermented and aged in 500L French oak with light toasting that doesn’t mark the wine too much, instead bringing a savoury, green olive character and a little eucalypt freshness. Peach and green apple fill out the palate which is well balanced and underpinned by direct acidity. Should age well. 2024-28